FANDOM

Cola de Sapateiro é uma droga pertencente ao grupo dos inalantes. É composto por uma mistura de solventes orgânicos como o tolueno e o n-hexano, além de outras diversas substâncias. Originalmente produzido para colar couro e borracha, é indevidamente utilizado como Droga Psicoativa. Segundo pesquisa feita pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, por ser facilmente encontrada e possuir baixo custo, é a quarta droga mais consumida no Brasil, depois do tabaco, álcool e maconha.

Cola

Cola de Sapateiro

Mecanismos de Ação

Os solventes que compõe a cola de sapateiro são lipossolúveis, ou seja, dissolvem-se em gorduras. Quando inalados por via oral ou respiratória, atravessam a membrana hemato-encefálica e atingem rapidamente aos centros de dopamina do cérebro, a região responsável pelo prazer, agindo na mesma região e de forma semelhante à cocaína no cérebro. Após atingir estas áreas, sendo altamente solúveis, as substâncias passam para outras células do cérebro e são armazenadas no tecido adiposo e no tecido cerebral.

Reações do Corpo

O metabolismo hepático transforma o tolueno em ácido benzóico, eliminando-o pelos pulmões, ou mais lentamente pela urina, na forma de ácido hipúrico. Devido ao organismo processar rapidamente estas substâncias, rapidamente gera-se uma tolerância, e desta forma torna-se necessário um aumento da dose para obter o mesmo efeito na próxima vez, formando-se o ciclo da dependência.

Efeitos

Esta droga provoca alterações no estado de consciência, que vão de leves tonturas à fortes depressões do sistema nervoso. Os efeitos se iniciam em poucos segundos e duram de poucos minutos à até uma hora.

  • Efeitos Imediatos:
    • Alucinações auditivas e visuais
    • Gratificação
    • Torpor
    • Leveza
    • Euforia
    • Excitação
    • Vertigem e tontura
    • Sonolência
    • Perda ou redução de reflexos
    • Sensação de estar flutuando
    • Eventualmente amnésia
    • Movimento involuntário do globo ocular
    • Visão dupla
    • Perda do autocontrole
    • Confusão mental
    • Irritação das mucosas
    • Desorientação
  • Efeitos do uso crônico:
    • Comportamento agressivo e impulsivo
    • Falta de memória
    • Falta de equilíbrio
    • Palidez
    • Paralisia de membros inferiores
    • Lesões cardíacas, pulmonares e hepáticas
    • Convulsões
    • Inconsciência
    • 084
      Destruição de neurônios e nervos periféricos
    • Morte súbita

Uso

A cola é colocada pura em recipientes como garrafas ou sacos plásticos e o gás liberado é baforado(aspirado) diretamente para o pulmão. A absorção é rápida e os efeitos começam em segundos.

Situação Legal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) emitiu em 15 de dezembro de 2005 a Resolução RDC nº 345, que proíbe a comercialização de substâncias inalantes que afetam o sistema nervoso central a menores de idade. Este órgão também exige, neste documento, que as embalagens de tal produto contenham número de controle, individual e sequencial; e que o vendedor preencha, no ato da compra, os dados pessoais do comprador, com sua respectiva assinatura, além de definir inscrições relacionadas à toxidade que deve conter em tais embalagens.

076

[[Category:Inalantes]] [[Category:Drogas Lícitas]] [[Category:Cola de Sapateiro]]